
SCRUM, Eu Tenho a força!
O que é Scrum afinal?
O origem da palavra é do jogo de Rugby que simboliza o reinicio de uma jogada, porém abordaremos o tema sobre a ótica de gestão de projetos. Com base em gestão de projetos ágeis o Scrum é um framework de Gestão de Projetos.
Em curtas palavras podemos dizer que é scrum é um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto.
Qual a origem do scrum?
O Scrum teve sua origem na década de 1980 escrito por Takeuchi e Nonaka no artigo “The New Product Development Game” (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Na ocasião eles perceberam projetos usando times pequenos e multidisciplinares produziam melhores resultados.
Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam, documentaram e implementaram o Scrum, na empresa Easel Corporation em 1993, trazendo estilos de gerenciamento observados por Takeuchi e Nonaka. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo até os dias atuais através da Scrum Alliance.
É verdade que só serve para Gestão de Projetos de Software?
Não, a ideia inicial do Scrum nasceu inclusive no ramo automobilístico e só na década de 90 (mais precisamente em 1993) foi incorporada para gestão de projetos de software. Portanto o scrum pode ser usada em inciativas fora de TI (Tecnologia da Informação) com pequenos ajustes.
Quais são os pilares do scrum?
O scrum tem como sua bussola o manifesto ágil e seus princípios que seguem os conceitos:
Manifesto Ágil
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano
Os 12 Princípios Ágeis
Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
Software funcional é a medida primária de progresso.
Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
Quais são os papéis do scrum?
Product Owner
Responsável por garantir o
Scrum Master
Responsável por remover os impedimentos do time.
Guardião e facilitador do framework scrum.
Time
Definir metas das interações.
Ser auto-gerenciável.
Produzir Produtos com qualidade e valor para o cliente.
E porque o scrum da certo?
O Scrum traz melhores práticas e conceitos do Lean, tem um desenvolvimento iterativo que traz muita proximidade entre os membros do time e o sponsor do projeto minimizando muito os erros.
E Como funciona o scrum?
Product Backlog (Lista de funcionalidades priorizadas de acordo a uma estrategia de negocio)
Sprint (Ciclos incrementais de Desenvolvimento)
Sprint Planning (Planejamento do Ciclo)
Tudo começa com proximidade do cliente e definindo suas prioridades junto ao product backlog, logo após temos a sprint planning (Grooming, Planning I, Planning II), Iniciada a Sprint com uma meta definida o time faz reuniões diárias (Daily)